Ref. Bibliog.:
Nota: Maria Manuela Mendes da Silva é uma pintora portuguesa nascida no Porto em 1948. Formou-se em Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e trabalhou como professora de Artes de 1971 a 2006.Realizou várias exposições individuais e coletivas em galerias e museus do Porto e arredores desde 1982. Sua obra está representada em coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.
Quando começou a expor assinou só Maria Manuela. Vai no 46.º ano de exposições individuais. Professora de Educação Visual desde 1971. Foi uma das lecionadoras conhecidas pela televisão ao receber o convite para dar aulas na Tele-Escola, onde teve que prepara as aulas/programas juntamente com o colega realizador nas instalações da RTP/Porto.
Pelo meio desta vida dedicada ao Ensino, aparece a Maria Manuel pintora, uma professora, também pintora de arte.
Neta do pintor, Mendes da Silva (1903-1987), pintor conhecido pelos seus “noturnos” do Porto, “flores”, “rosas”, como também azulejos – uns estão na Igreja de Massarelos, à beira-rio, junto ao Cais das Pedras (Porto). Pintor Portuense Mestre Mendes da Silva "O pintor da noite, das flores, do restauro e criações de arte sacra espalhadas pelo país".
Grande o seu São João Baptista na prisão, da Rusga, do Painel de azulejos na Capelinha sobranceira ao Douro, escolhido para catálogo da Expo e do restauro do painel da capela das Almas.
É também filha de um autodidata, José Bastos, também pintor de arte, conhecido aguarelista, e não só.
Consultar mais informação em https://pt.scribd.com/document/89772759/Maria-Manuela-Mendes-Da-Silva